Veja como organizar o seu material de escritório!

Para começar, vamos primeiro definir que tipo de material podemos encontrar num escritório:


  • Papeis diversos.
  • Blocos; cadernos; post-it.
  • Canetas; lápis; marcadores; lápis de cor.
  • Envelopes; etiquetas; correio.
  • Capas; pastas arquivadoras.
  • Separadores; micas.
  • Régua; afia; borracha.
  • Livros; revistas.
  • Fita colas; colas diversas.
  • Agrafador; furador.
  • Tesoura; x-acto.
  • Clipes; pioneses; molas; elásticos.

Com certeza, tem em sua casa, muitos dos materiais acima descritos.
Mas...eles estão realmente organizados? Tem um local próprio para cada um deles?
Ou...o seu material de escritório anda espalhado pela casa?...uma caneta aqui, um lápis acolá, os papeis misturados, etc.
Já necessitou de uma caneta para apontar um número de telefone ( por exemplo) e demorou a encontrar uma?

Vou ajudá-la então, a organizar o seu material de escritório.

Em primeiro lugar, recomendo que escolha um espaço físico destinado apenas a realização do trabalho intelectual e/ou administrativo.
Pode começar por obter uma estante e/ou prateleiras, uma mesa e uma cadeira.

Nota: O tamanho do seu escritório será determinado por si...respeite as suas necessidades.
Dica: Opte por um local com luminosidade natual.

Será neste espaço que irá organizar o seu material e os seus documentos, mas será também aqui que, escreverá os seus objetivos, fará as suas listas, abrirá o sua correspondência, controlará as suas despesas, etc...

Imagem retirada do Pinterest, procure aqui ou noutras fontes, mais imagens de espaços de escritório em casa para se inspirar e motivar :)

Já tem o seu espaço?
Maravilha

Agora só necessita de o organizar, siga este processo:


  1. Reveja a lista dos materiais de escritório acima descrita e escolha um item para organizar.
  2. Procure, recolha e encontre tudo o que tiver em casa desse item. Atenção: veja a casa como um todo. Procure em todas as gavetas e armários.
  3. Faça uma seleção do material que vai utilizar e uma separação do material que irá vender, doar ou colocar no lixo.
  4. Guarde no seu escritório os itens que decidiu utilizar.
  5. Escolha outro item e comece novamente este processo até todos os materiais estatem organizados e ao seu gosto.


Entretanto deixarei aqui no blogue mais dicas de como organizar cada item.
Esteja atento :)

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