Desafio do mês: Beber água


O nosso corpo e composto (+ou-) por 70% de água.

Beber água durante o dia, ajuda o organismo a funcionar melhor, ajuda a emagrecer, melhora a qualidade da nossa pele, previne problemas de saúde, etc...mas beber água em excesso também pode provocar retenção de líquidos, prejudicar o funcionamento dos rins, etc.

Acredita-se que se deve beber de 1,5 L a 2L de água por dia, mas a quantidade varia de pessoa para pessoa. Existe factores a considerar como: a idade, o peso, a estação do ano, a atividade física, a quantidade de água nos alimentos.

Mas qual será então, a quantidade certa?

Pesquisei um pouco sobre o assunto e encontrei duas formas de calcular a quantidade de água que devemos beber durante o dia.

Vamos tomar como exemplo uma mulher com 35 anos, com um peso de 60 quilos e que faz exercício físico 3 vezes por semana.

 1°- Multiplicar o seu peso por 0.03.

Ex: 60x0.03=1800ml

2°- Tabela que relaciona a idade da pessoa a quantidade de ml que deve beber por cada kg.

Até aos 17- 40ml por cada kg
18 aos 55- 35ml por cada kg
55 aos 65- 30ml por cada kg
mais de 66- 25ml por cada kg

Ex: Idade 35 anos- 35ml x 60kg= 2100 ml

Conclusão: A mesma pessoa com os mesmos kilos na primeira, deve beber 1800ml e na segunda 2100ml...dá uma diferença de 300ml. Estes cálculos não calculam os outros  factores acima descritos. 

Assim parece-me razoável que, para este desafio do mês, voltarmos a ideia inicial de no mínimo beber de 1,5 litros a 2 litros de água por dia.

A intenção deste desafio e treinar o hábito de beber água.
Deve beber de 1,5 a 2 litros de água por dia durante 30 dias seguidos- se falhar um dia, volta para o dia zero e tem que começar novamente a contagem ;)

Aqui ficam algumas dicas e sugestões para alcançar o desafio:

-Não e necessário esperar pelos sinais da sede ou da desidratação ( boca seca, urina escura, etc.) para beber água.
Tenha sempre consigo uma garrafa de água de 1,5 litros de água no seu carro, ou no seu local de trabalho ou ainda na sua mala e vá bebendo durante o dia.

-Aponte a quantidade: já existe aplicações que nos ajudam a beber água, algumas até nos lembram com um alarme.

-Beba água com sabor: se tem dificuldade em beber água mineral, compre água com aromas (limão, frutos vermelhos, etc...) ou faça a sua própria água com sabor...além do benefício da água acrescenta os dos sabores.

- Se ainda não estiver com vontade de começar a beber água assista a este vídeo porque a música e educativa e divertida.


Vamos aos copos? De água claro :)

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